Cartografia

18/11/2015

A importância da Topografia para a engenharia e arquitetura

Profissionais qualificados e tecnologias de ponta você encontra na Fininho Topografia.


A importância da Topografia para a engenharia e arquitetura

A Topografia se mostra como um importante instrumento no acompanhamento e realização de obras. Ela oferece a base inicial para engenheiros e arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra por representar em uma planta detalhada e precisa, todas as variações de uma certa superfície, a identificação dos limites de propriedades, relevos e detalhes como: vegetação, vales, córregos, cercas, edificações, rochas e outros.

As aplicações da topografia em projetos de engenharia são inúmeras, permeando diversas modalidades, tais como: condomínios e residenciais, conjuntos habitacionais, aeroportos, portos, túneis, pontes, pontilhões, viadutos, barragens, sistemas de drenagem, galerias, canais, sistema de água e esgoto, planejamento urbano, agricultura, entre outros. Além disso, podemos constatar que a Topografia na Arquitetura esta diretamente envolvida no desenvolvimento urbano e social.

Como uma das primeiras coisas para quem vai construir, adquirir um serviço de levantamento topográfico para cadastramento do terreno é fundamental. Esse levantamento confirma a metragem do terreno, assegura que a construção irá atender as leis Municipais, possibilita avaliar o preço da área e o retorno do seu investimento.  

Imagine, por exemplo, que uma pessoa adquiriu um imóvel urbano próximo a um córrego. Com um levantamento topográfico em mãos ele tem a informação de que só poderá construir em um raio de 15 metros afastado do córrego. Além disso, o levantamento topográfico traz mais segurança ao engenheiro ou arquiteto que for realizar o projeto.

Para mais informações e solicitação e orçamentos entre em contato conosco pelos telefones 19) 3873-6796 | (19) 99716-0723 | Nextel: 96x85168 ou email: fininho@fininhotopografia.com.br