Cartografia

03/11/2015

Fotogrametria com Drone

Os melhores profissionais e tecnologias para topografia e acompanhamento de obras você encontra na Fininho Topografia.


Fotogrametria com Drone

O VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) é um veículo e uma ferramenta de trabalho para o topografo, e a fotogrametria é uma ciência aplicada, baseada em técnicas rigorosas e precisas para se obter informações a partir de medidas e interpretações de imagens.

Como vimos anteriormente, a Fotogrametria está relacionada à obtenção de informações confiáveis e precisas a partir de imagens e, deste modo, não está diretamente associada ao veículo ou plataforma, mas sim ao tipo e qualidade do sensor de imageamento e às técnicas e modelos matemáticos utilizados no tratamento e processamento dos dados. Desta forma, a possibilidade de realizar trabalhos fotogramétricos com a utilização e Drones traz grande ganho de tempo, economia, precisão e qualidade no levantamento de imagens e informações.

O Drone possibilita imagens precisas, pois apresenta grande estabilidade e segurança operacional, propiciando a produtividade adequada por meio do levantamento aéreo. Não podemos esquecer que a Fotogrametria surgiu no século 19 e os primeiros levantamentos aéreos foram conduzidos a bordo de balões. A rápida evolução da tecnologia e componentes eletrônicos apenas vem tornando a fotogrametria mais eficiente para oferecer um trabalho de altíssima qualidade e mais acessível.  

Entretanto a facilidade de aquisição e a popularização do uso desses equipamentos impulsionou um grande mercado informal, oferecendo produtos que nem sempre cumprem com as características anunciadas.

Quando pensamos em Fotogrametria, estamos falando de aplicações métricas, e o que se deseja é a extração de informações e medidas precisas dos produtos derivados. Para que isso seja possível, deve-se adotar sensores de maior qualidade e lentes com foco fixo (sem recursos de zoom e focalizadas para o infinito) e pequena distorção, além da calibração periódica da câmara e do emprego de pontos de controle e/ou sistema GNSS/Inercial integrado de forma síncrona ao sensor de imageamento. Quanto melhor for este sistema de aquisição, maior será a qualidade e precisão do levantamento realizado.

Desta forma, conte com profissionais experientes no mercado, como a Fininho Topografia, pois colocamos a sua disposição e de sua empresa profissionais altamente qualificados e tecnologias de ponta em topografia, fotogrametria, aerofotogrametria, entre outros serviços.

Entre em contato conosco e solicite uma visita.

Telefones:

(19) 3873-6796 | (19) 99716-0723

Nextel: 96x85168

Email: fininho@fininhotopografia.com.br