Cartografia

02/09/2015

ANAC irá regulamentar drones em breve

A Fininho topografia utiliza as mais modernas tecnologias em seus projetos, incluindo uso de drone para aerofotogrametria.


ANAC irá regulamentar drones em breve


O Brasil ainda não possui uma legislação definida para o uso de drones de forma comercial. Entretanto, segundo informações da Associação Brasileira de Multirrotores (ABM), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), já está em processo de consulta pública para o projeto de regulamentação das Aeronaves Remotamente Pilotadas, conhecidas como RPAS ou Drones.

Esse projeto é importante para empresas como a Fininho Topografia, pois cria novos parâmetros que irão se juntar aos demais que utilizamos para comprovar a qualidade em nossos serviços de aerofotogrametria, entre outros voltados para topografia. 

Em reuniões com a Associação Brasileira de Multirrotores, integrantes da ANAC já adiantaram pontos importantes das novas regras que irão determinar como será a exploração comercial dos multirrotores em todo o Brasil. Entre as exigências, estarão: a homologação na ANATEL, o registro do equipamento na ANAC e a expedição de autorização de voo para cada trabalho pretendido.

Não está prevista, por enquanto, a necessidade de habilitação para pilotar multirrotores, exceto se os voos forem sem linha de visada (em FPV). Nesse caso, a ANAC pretende exigir uma prova de habilitação específica.

A proposta completa de regulamentação passará pelo processo de consulta pública que deve ter iniciar ainda agora em agosto, quando a sociedade poderá opinar e sugerir mudanças nas regras propostas.

A expectativa para a consulta pública, com a primeira fase da regulamentação para o uso comercial dos Drones no Brasil, é grande. A importância dessa regulamentação é reconhecida por diversos profissionais que utilizam Drones para fins comerciais. A ANAC, responsável por regular o espaço aéreo brasileiro, estuda a regulamentação dos Drones desde 2011.

Embora a regulamentação no Brasil ainda não tenha sido liberada, é essencial que os profissionais se capacitem para atuar neste mercado. Nesse sentido, a Fininho Topografia atesta a qualidade de seus serviços em aerofotogrametria, contato com profissionais capacitados para operação dos mais modernos Drones utilizados no segmento de fotogrametria.

Se você procura qualidade e profissionalismo em seu projeto de fotogramétrico, então entre em contato conosco e agende uma reunião.

Telefone:  (19) 3873-6796 | (19) 99716-0723 | Nextel: 96x85168

Email: fininho@fininhotopografia.com.br