Cartografia

03/08/2015

O que considerar antes de contratar um serviço de topografia

Saiba um pouco mais sobre os projetos de topografia e o que levar em conta na hora de contratar esse serviço.


O que considerar antes de contratar um serviço de topografia

O levantamento de informações topográficas tem o objetivo de gerar um modelo da área de terra, subterrânea ou superficial definida para uma obra. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas. Juntos esses dados irão compor um relatório planta | mapa da área escolhida. 

Os profissionais designados para a prestação dos serviços de topografia são o engenheiro agrimensor (que deve ter registro no CREA – conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e o topógrafo, responsável técnico que assina a planta.

Lembre-se que antes da realização do orçamento, é fundamental saber que tipo de levantamento será solicitado, quais as especificações que precisam ser detalhadas e o nível de precisão que os dados precisam ter.

Se a contratante não tiver um engenheiro a disposição para realizar essas especificações, é necessário que uma consultoria seja adicionada ao projeto para realizar esse levantamento inicial.  Essa etapa é importante para evitar erros e custos adicionais para o contratante. Além disso, é importante checar se as delimitações do terreno estão de acordo com o que consta na documentação da área e somente após essa checagem iniciar a limpeza da área para evitar que vegetação, grama ou entulho escondam desníveis do solo.

O topógrafo é o responsável por fazer as marcações no solo, para levantamentos terrestres ou aéreos, ou usar pontos de referência já existentes, como o cruzamento de ruas, quinas de construção prévia ou próxima do terreno.

 

 

Recapitulando

É preciso obter e definir o tipo de levantamento necessário antes da realização do orçamento. Nessa etapa é necessário um engenheiro ou equipe de consultoria para coleta desses dados.

Deixe o terreno livre de matérias ou vegetação que possam dificultar o levantamento de dados e captura de informações.

Ao contratar a empresa que prestará o serviço, deixe claro como será feito o projeto, passe por todas as etapas necessárias, métricas e cronograma da obra.

A equipe gestora do projeto deve ficar atenta a necessidade de obtenção de licenças ambientais e desapropriação de área, caso necessárias.

É comum que o topógrafo volte para acompanhar as fundações e a construção para checar se está de acordo com o levantamento.

 

Lembre-se sempre de contar com profissionais experientes em seu projeto.

Entre em contato conosco e solicite uma visita de nossa equipe.

(19) 3873-6796 | (19) 99716-0723

Nextel: 96x85168

Email: fininho@fininhotopografia.com.br